top of page
  • Whatsapp (11) 5506-6916
  • alt.text.label.Instagram
  • @projetoinstigar
  • @projetoinstigar

SOBRE A
CLÍNICA SOCIAL DE PSICANÁLISE
DO PROJETO INSTIGAR

 

Quem somos e o que oferecemos

A Clínica Social de Psicanálise do Projeto Instigar  já existe há muitos anos, através da disponibilidade de agenda da psicanalista Débora Andrade, mas a partir de 2023 faz uma expansão para possibilitar atendimento a um número maior de pessoas interessadas em iniciar análise. Esta expansão é possível graças aos psicanalistas que compõem o corpo docente dos Cursos Livres do Projeto Instigar, bem como alguns psicanalistas que frequentam os Grupos de Supervisão do Projeto Instigar, que também passaram a disponibilizar alguns horários das suas agendas, para negociar valores com as pessoas que são encaminhadas pela Clínica Social.

Para receber os encaminhamentos, estas psicanalistas precisam atender uma série de pré-requisitos, bem como manter o compromisso ético com a prática psicanalítica. 

Desta forma, o principal objetivo da Clínica Social de Psicanálise do Projeto Instigar é ser um ponto de conexão entre pessoas interessadas em ter atendimento psicanalítico por valores negociados, e psicanalistas comprometidos com esta proposta.

Nos atendimentos online oferecidos através da Clínica Social de Psicanálise há uma negociação do valor da sessão, de acordo tanto com a possibilidade financeira de cada interessado, como também da disponibilidade da psicanalista que o atenderá.

A negociação do valor da sessão é feita caso a caso durante o próprio processo de análise.

Reforçamos que os atendimentos não são gratuitos, para evitar posições de endividamento subjetivo. A capacidade subjetiva de bancar o próprio tratamento, mesmo quando os valores são negociados, tem uma função primordial dentro do trabalho psicanalítico, e deve ser preservada.

O primeiro passo para usufruir do serviço é agendar uma Entrevista de Recepção na Clínica, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição.

SOBRE O PROJETO INSTIGAR

O Projeto Instigar é um convite à reflexão e transformação sob uma perspectiva psicanalítca.

 

Uma iniciativa da psicanalista Débora Andrade.

Periodicamente são realizados atividades como grupos operativos, rodas de conversa, oficinas e palestras voltadas para o público em geral, bem como cursos livresgrupos de supervisão clínica para psicanalistas.  

Débora Andrade - Psicanalista e Supervisora

Débora Andrade é psicanalista e supervisora clínica. Desde 2005 dedicada ao atendimento clínico de adultos e de adolescentes em consultório particular. 


Idealizadora e gestora do Projeto Instigar: um convite à reflexão e transformação, sob uma perspectiva psicanalítica.   

Desde 2019 é uma das psicanalistas convidadas para apresentar Seminários Clínicos no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.

Participou da criação do coletivo Escuta Sedes, que se originou para favorecer a elaboração em grupo de vivências difíceis ligadas ao cenário político e à pandemia.

Foi credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP por 12 anos, para atendimento psicanalítico de adultos e adolescentes. Durante este período realizou, representando a Rede Clínica do CEP, diversas palestras e rodas de conversa sobre Depressão e sobre Adolescência em instituições e empresas.

Foi vinculada ao NuPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social), onde participou como psicanalista em intervenções de grupo de colaboradores e cuidadores em instituições que atendem população em vulnerabilidade social, tendo atuado como ouvinte, observadora e coordenadora de grupos operativos.

 

Fez Formação em Psicanálise pelo CEP-SP (Centro de Estudos Psicanalíticos), e Aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea no Instituto Sedes Sapientiae. Desde que terminou sua formação mantem-se em educação continuada em psicanálise, participando de uma série de outros cursos, seminários teóricos e clínicos em psicanálise nas instituições: CEP, Instituto Sedes Sapientiae, SBPSP e COGEAE/PUC, além de participar de grupos de estudos e de supervisão, bem como análise pessoal. 

 

Atualmente dedica-se ao estudo da psicanálise contemporânea, principalmente os textos dos psicanalistas André Green, Christopher Bollas, Joyce McDougall e Donald Winnicott.
 

Coordenação

Supervisora
bottom of page